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Zé Batelada

 

Petros: Implantação do contracheque digital será concluída este ano e reduzirá gastos com impressão

Em linha com sua política de redução de custos, a Petros vai concluir até o fim deste ano a implantação do contracheque digital, que começou a ser adotado em 2017. Com isso, cerca de 66 mil aposentados e pensionistas que ainda recebem o demonstrativo impresso passarão a contar exclusivamente com a versão digital, que desde o ano passado já é enviada a todos por e-mail.

A suspensão do envio pelos Correios será feita gradualmente ao longo deste ano, para que todos tenham tempo de se adaptar à mudança. A partir deste mês de abril, os participantes que se aposentaram entre 2010 e 2013 já não receberão a versão impressa, que chegaria às residências até o quinto dia útil de maio. Em seguida, será a vez de quem se aposentou entre 2005 e 2009. 

Confira abaixo a previsão do mês de suspensão do contracheque impresso:

Data da aposentadoria

Mês de suspensão

De 1/1/2010 a 31/12/2013

Abril

De 1/1/2005 a 31/12/2009

Maio

De 1/1/2000 a 31/12/2004

Junho

De 1/1/1997 a 31/12/1999

Julho

De 1/1/1995 a 31/12/1996

Agosto

De 1/1/1992 a 31/12/1994

Setembro

De 1/1/1989 a 31/12/1991

Outubro

De 1/1/1986 a 31/12/1988

Novembro

De 1/1/1970 a 31/12/1985

Dezembro




No ano passado, os contracheques impressos deixaram de ser enviados para os participantes que se aposentaram a partir de 2014 e para os ativos que já são aposentados e recebem o benefício do INSS por meio do contracheque da Petros.

O projeto do contracheque digital faz parte de uma série de ações adotadas pela Diretoria Executiva para garantir mais eficiência na gestão de recursos, reduzir os custos da Petros e zelar pelo patrimônio dos participantes. A medida também agiliza o acesso às informações, porque o contracheque digital é enviado dois dias antes do crédito do benefício, que acontece até dia 25 de cada mês, e o impresso só chega à casa dos aposentados e pensionistas por volta do 5º dia útil do mês seguinte ao pagamento. 

O contracheque digital ainda reforça as boas práticas de responsabilidade social, com a redução do consumo de papel e tinta, seguindo exemplo já praticado por outros grandes fundos de pensão. Só no ano passado, a Petros gerou cerca de 850 mil folhas de contracheque e gastou cerca de R$ 1,4 milhão com impressão e postagem.

Além do e-mail, os aposentados e pensionistas também podem consultar seu demonstrativo de pagamento aqui no Portal Petros: basta acessar a "Área do Participante", com login e senha. Quem quiser continuar recebendo o contracheque impresso, no entanto, poderá solicitar à Fundação, ligando para a Central de Relacionamento (0800 025 35 45).

Atenção:
 
a implementação do contracheque digital torna ainda mais importante que os participantes mantenham seus e-mails atualizados no cadastro, o que pode ser feito também na "Área do Participante", aqui no portal. Basta clicar no botão "Dados Cadastrais", disponível no topo da página, depois em "Meios de Comunicação" e, em seguida, em "Incluir e-mail". O e-mail também pode ser atualizado por meio da Central de Relacionamento.

 

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