Sindiquimica Duque de Caxias


EMPRESAS

Nitriflex

Arlanxeo

Braskem


SINDIQUIMICA

Diretoria 2015/2018

Galeria de Fotos

Sindicalize-se

Estatuto

Quem Somos

Convênios

2ª Via Boleto do Plano de Saúde

Jurídico


REDES SOCIAIS


BLOG SINDIQUIMICA

botão do blog sindiquimica


FALE CONOSCO

Zé Batelada

 

QUEM SOMOS:

 

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Petroquímica de Duque de Caxias - SINDIQUIMICA, fundado em 27 de junho de 1963, a partir da Associação Profissional da mesma categoria. Tinha como objetivo representar os trabalhadores FABOR-PETROBRÁS, primeira unidade do Conjunto Petroquímico Presidente Vargas - COPEV, o primeiro Pólo Petroquímico do Brasil, a ser construído em Duque de Caxias.
Ao longo de sua história, O SINDIQUIMICA se destacou pela mobilização e participação na luta dos trabalhadores de Duque de Caxias e dos movimentos sociais do município e do Estado do Rio de Janeiro.


Em função da disposição para luta e mobilização da Categoria, os membros da primeira Diretoria do Sindical, eleita em 1963, tiveram seus mandatos cassados e os Diretores foram demitidos da empresa, por justa causa, pelo golpe militar de abril de 1964. Data em que o Sindicato sofreu a primeira intervenção do Ministério do Trabalho, situação que se manteve até 1967.


Com a suspensão da intervenção, em 1967, uma nova Diretoria foi eleita e ao retomar a trajetória de luta do Sindicato sofremos nova intervenção do Ministério de Trabalho, após da promulgação do Ato Institucional no 5, de dezembro de 1968. Mais uma vez os Diretores tiveram mandatos cassados e foram demitidos por Justa Causa.


Vale lembrar que todos os companheiros cassados em 1964 quanto os de 1968, só tiveram seus empregos e direitos políticos restituídos com o processo de anistia dos anos 80, mesmo assim, a reintegração dos mesmos à empresa só ocorreu a partir de 1984, após muita luta política e longa batalha judicial, das quais a Diretoria da época participou ativamente.


Deve-se registrar que mesmo durante a ditadura militar os Trabalhadores Petroquímicos de Duque de Caxias não renunciaram seus ideais de luta e o Sindicato se fez presente nos principais movimentos sociais do município de Caxias; participando de importantes momentos históricos como a mobilização pela anistia política e redemocratização do país, melhor assistência à saúde na Baixada Fluminense por parte do Poder Público, melhoria das condições de moradia, Movimento das Diretas Já, combate ao neoliberalismo e as privatizações de empresas estatais etc. Organizamos alguns movimentos internos, como a Greve pela Equiparação Salarial na Petroflex e Nitriflex, em março de 1987 (a primeira greve de ocupação de fábrica, no Sistema Petrobrás, após o golpe militar de 64); greves unificadas dos Petroquímicos e Petroleiros em 1988 e 89, movimento pelo trabalho em turnos de revezamento com jornada de 6 horas e pela 5ª turma para o trabalho em turnos.

Diretoria Colegiada

   
O SINDIQUIMICA está filiado à Central Única dos Trabalhadores - CUT, Federação Estadual dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Confederação Nacional dos Químicos - CNQ e ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE.

 

Observatório Social
Industriall
DIEESE
CNQ
DGB
Meu Salário

 

 

 

Rua Tuiuti - 173 - Bairro 25 de Agosto - CEP 25070-390 - Duque de Caxias - Rio de Janeiro

(021) 2671-4422 /2671-2504

(Formatação: Diego G. Farias - 021 -98440-2184)