![](https://sindiquimica.org.br/wp-content/uploads/2022/12/aprovado_0.jpg)
Mediante a posição da Braskem que persiste em NÃO ACEITAR O RESULTADO DA VOTAÇÃO o sindicato só teve uma alternativa, solicitou a mediação na Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) em Duque de Caxias.
No dia 9 de novembro na primeira reunião na GRTE a Braskem manteve sua posição de não conceder NADA, o sindicato vez uma nova contraproposta para que possamos realizar uma nova votação, o representante da Braskem ficou de avaliar com a diretoria da empresa.
No dia 6 de dezembro na segunda reunião na GRTE a Braskem manteve sua proposta inicial, ( já REJEITADA) e realizou uma pequena modificação elevando o ajuste no piso salarial de 8,83% para aproximadamente 13% (R$. 1.700,00 Reais). Na visão do sindicato a proposta apresentada não significava nenhum ganho relevante que justificasse colocar em votação e mediante ao impasse e inflexibilidade da Braskem a negociação caminhava para dissidio judicial.
O Sr. Mediador, representante do Ministério do Trabalho mediante ao impasse, sugeriu que as partes acatassem a última proposta apresentada pela empresa. O Sindiquímica avaliou o cenário atual mesmo sabendo que o ACT refletisse a 12 meses e buscando o bem-estar e preservação das pessoas na planta decidiu acatar a sugestão do Sr. Mediador, mas ressaltou para Braskem que sua conduta durante toda negociação foi da INTRANSIGÊNCIA E IMPOSIÇÃO, pois sua posição foi sempre de levar as negociações para dissídio judicial.