Avançar para o conteúdo

Quem somos

O Sindicato dos Trabalhadores na Industria Petroquímica de Duque de Caxias – SINDIQUIMICA, fundado em 27 de junho de 1963, a partir da Associação Profissional da mesma categoria. Tinha como objetivo representar os trabalhadores FABOR-PETROBRAS, primeira unidade do Conjunto Petroquímico Presidente Vargas – COPEV, o primeiro Polo Petroquímico do Brasil, a ser construindo em Duque de Caxias.
Ao longo de sua história, O SINDIQUIMICA se destacou pela mobilização e participação na luta dos trabalhadores de Duque de Caxias e dos movimentos sociais do município e do Estado do Rio de Janeiro.

Em função da disposição para luta e mobilização da Categoria, os membros da primeira Diretoria do Sindical, eleita em 1963, tiveram seus mandatos cassados e os Diretores foram demitidos da empresa, por justa causa, pelo golpe militar de abril de 1964. Data em que o Sindicato sofreu a primeira intervenção do Ministério do Trabalho, situação que se manteve até 1967.

Com a suspensão da intervenção, em 1967, uma nova Diretoria foi eleita e ao retomar a trajetória de luta do Sindicato sofremos nova intervenção do Ministério de Trabalho, após a promulgação do Ato Institucional no 5, de dezembro de 1968. Mais uma vez os Diretores tiveram mandatos cassados e foram demitidos por Justa Causa.

Vale lembrar que todos os companheiros cassados em 1964 quanto os de 1968, não tiveram seus empregos e direitos políticos restituídos com o processo de anistia dos anos 80, mesmo assim, a reintegração dos mesmos as empresas ocorreu a partir de 1984, apos muita luta politica e longa batalha judicial, das quais a Diretoria da época participou ativamente.

Deve-se registrar que mesmo durante a ditadura militar os Trabalhadores Petroquímicos de Duque de Caxias não renunciaram seus ideais de luta e o Sindicato se fez presente nos principais movimentos sociais do Município de Caxias; participando de importantes momentos históricos como a mobilização pela anistia política e redemocratização do pais, melhor assistência a saúde na Baixada Fluminense por parte do Poder Público, melhoria das condições de moradia, Movimento das Diretas JÁ, combate ao neoliberalismo e as privatizações de empresas estatais etc. Organizamos alguns movimentos internos, como a Greve pela Equiparação Salarial na Petroflex e Nitriflex, em março de 1987 (a primeira greve de ocupação de fábrica, no Sistema Petrobras, após o golpe militar de 64); greves unificadas dos Petroquímicos e Petroleiros em 1988 e 89, movimento pelo trabalho em turnos de revezamento com jornada de 6 horas e pela 5ª turma para o trabalho em turnos.

Diretoria Colegiada

O SINDIQUIMICA esta filiado a Central Única dos Trabalhadores – CUT, Federação Estadual dos Trabalhadores nas Industrias Químicas, Confederação Nacional dos Químicos – CNQ e ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE.